Twitter
 

FOTO 1 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Ainda é comum a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Tocantins nesta época do ano, sobretudo por fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo. Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

De acordo com dados atualizados do Inpe – Instituto de Pesquisas Espaciais o Estado do Tocantins está ocupando o 2º lugar no ranking das queimadas com 1756 focos de calor, em 1º lugar o estado de Mato Grosso com 3053 e em 3º lugar vem o estado da Bahia com 1248 focos.

Um dos motivos que contribuiu para que o Estado ocupasse o segundo lugar foi o incêndio florestal que começou no final do mês de junho no Parque Nacional do Araguaia localizado ao norte da ilha do Bananal, entre os Rios Araguaia e Javaés. De acordo com o ICMbio o incêndio já está controlado e foi causado de forma natural, pois ocorreu em cima da serra e não em seus arredores.

FOTO 2 ACEIROS - CREDITO DIVULGAÇÃO

Mais um dos principais motivos são produtores rurais que pelo visto ainda estão deslumbrados com a descoberta do fogo e não procuram o órgão ambiental competente para realizar a queima controlada com aceiros planejados, incluindo equipamentos adequados, mão de obra treinada e medidas de segurança ambiental conforme manda a lei.

FOTO 3 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Outro motivo não menos importante, são os incêndios criminosos aqueles causados na nas margens de rodovias que se alastra rapidamente com os ventos fortes. Causando acidentes dificultando a visão dos motoristas que trafegam nesta época de temporada de praias pelo Estado.

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Antônio Santiago, a prática de se fazer queimada é uma questão cultural, que acontece há milhares de anos, mas que a população pode fazer a sua parte tomando atitudes simples como não colocar fogo no lixo doméstico e fazer aceiros ao realizar queimas em áreas rurais para preparo de solo para plantio, atividade que deve ter autorização ambiental. “O principal problema das queimadas é que elas podem acabar com a biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico”, alertou o diretor.

Conforme a engenheira ambiental e inspetora de recursos florestais do Naturatins Polliana Gomes, nas áreas rurais as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas, e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa unidade relativa do ar. “Estudos científicos comprovam que as queimadas são a segunda maior causa para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global”, lembrou a inspetora.

Nas cidades as queimadas, geralmente, ocorrem de forma criminosa ou acidental como, por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.

“O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, que podem causar acidentes aos seres humanos”, explica o biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa.

A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

FOTO 4 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Monitoramento e multas

O Naturatins desenvolve ações para minimizar os efeitos das queimadas sem controle. A equipe da Diretoria de Monitoramento Ambiental, por meio de imagens de satélite, identifica áreas com focos de calor. Essas informações são repassadas às equipes de fiscalização das 16 Unidades Regionais do órgão que identificam e notificam ou multam os infratores. A multa para quem realiza queimadas sem autorização é de mil reais por hectare e reclusão de dois a quatro anos, conforme o Artigo 58 do Decreto Federal nº 6.514, de 25 de julho de 2008. Queimadas sem controle podem ser denunciadas ao Naturatins, por meio da Linha Verde do Naturatins (0800 63 1155).

Posts relacionados:

  1. HP Designjet L25500 Látex: melhor para a saúde e para o meio ambiente
  2. Ambiente, meio e Meio ambiente
  3. O que é meio ambiente?
  4. Homem X Meio Ambiente
  5. Homem X Meio Ambiente – Uma reflexão

Comentários  

19 Comentários »

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • RT @fabiofsouza att. da minha Coluna #PimentaVerde no @VivoVerde Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://ow.ly/2fgxH

  • Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://bit.ly/avcuJD (via @vivoverde)

  • Mais uma atualização da minha Coluna #PimentaVerde no @VivoVerde Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://ow.ly/2fgxH

  • Novo Post: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana: Ainda é comum a ocorrência de qu… http://bit.ly/adQ5cp (via @VivoVerde)

  • Leia também: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana: Ainda é comum a ocorrência de queimadas e incê… http://bit.ly/avcuJD

  • RT @VivoVerde: Novo Post: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana: Ainda é comum a ocorrência de qu… http://bit.ly/adQ5cp

  • Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Blog Vivo Verde, Blog Vivo Verde, Bruno Luiz da Silva, Leticia, Thiago Moura and others. Thiago Moura said: RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X [...]

  • Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://dlvr.it/2w99X

  • Convivo tbm com isto lá em Miguel Pereira….já aconteceu de passar por labaredas de fogo no asfalto da Serra….é triste !!!!!As fotos estão incríveis….

  • RT @VivoVerde: Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://ow.ly/2fgxH #BomDia

  • É… ótima matéria Fábio… eu mesma estou me vendo pelejando com uma gripe, destas que só aparecem nesta época do ano… Moro bem ao pé da serra e como não há mais “cidade” do outro lado de lá, a poeira e as fuligens de queimadas na serra se alojam em minha casa, é uma complicação danada isto. Mas enfim, creio que Palmas ainda há muito que trabalhar em relação a concientização das pessoas em relação a isto. Espero que estejamos fazendo nossa parte em divulgar esta ideia.

    Abraços.

  • Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana http://ow.ly/2fgxH #BomDia

  • falta educar o povo para não fazer mais isso e as prefeituras oferecerem coleta de lixos/entulhos gratuitos…..

Leave a comment





 

Mantenha contato

assine nosso feeds
nossa comunidade no orkut

Colunas

Parceiros