QUEIMADA É
CRIME!
DECRETO
Nº 8.468, DE 8 DE SETEMBRO DE 1976
Contra a Vida e o Meio Ambiente
A Pau-Brasil oferece um adesivo gratuitamente a todos os interessados.
O pessoal da Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil, realizou nos dias 8 e 15 de julho/2000, um pedágio no cruzamento das Avenidas Independência e Presidente Vargas, objetivando chamar a atenção da população para os problemas das conseqüências das queimadas em nossa cidade.
Como não bastasse as já tão conhecidas queimadas de cana nós, ribeirãopretanos, sofremos e muito com problema das queimadas urbanas.
Na ocasião, oferecemos aos motoristas que passavam adesivos com a seguinte mensagem: QUEIMADA É CRIME, desta forma pretendemos alertar as pessoas sobre a inconstitucionalidade das queimadas. O Material utilizado na confecção do adesivo é biodegradável.
Os males das Queimadas
Prejudica a Saúde: Devido ao fato das queimadas coincidirem com a época mais seca do ano, aumentam as doenças respiratórias e lançam no ar partículas podem provocar câncer;Desperdiça Energia: A palha queimada durante uma queimada de cana não é aproveitada para gerar energia;
Afeta a Economia: Aumenta o consumo de água e você cidadão é quem paga; aumentam os gastos com a saúde: consultas, compras de medicamentos, internações e ainda faltas ao trabalho; empobrecem o solo pela diminuição da microvida, aumentando a necessidade de adubação química;
Danos ao Nosso Meio Ambiente: Poluição do ar, aumento do Ozónio e CO2, contribuindo para o efeito estufa, lançamento de partículas poeiras e fuligem emporcalha a nossa Ribeirão Preto ( pergunte a uma dona de casa). Põem em risco as nossas matas, reservas florestais e a fauna.
E o social? São desumanas as condições de trabalho dos cortadores de cana queimada. Não há programas de classificação profissional ao trabalhador do corte da cana
O que queremos
Aproveitamento da palha da cana como fonte de energia e produção de adubo, ração e papel;
Cidade limpa sem "carvãozinho";
Solo vivo e com equilíbrio de nutrientres orgânicos;
Equipamento de proteção ao trabalhador para o corte de cana crua;
Maior valor ao trabalhador por tonelada de cana cortada crua;
Programas de qualificação profissional para o cortadores de cana, tendo em vista a crescente mecanização do corte;
Utilização de mão-de-obra dos trabalhadores na entressafra para reflorestamento de matas e margens de rios e córregos;
Um novo modelo agrícola, que estimule outros tipos de cultura inclusive de alimentos, e que não seja concentrador de grandes propriedades e de renda.
Dicas da Pau-Brasil
Em caso de queimadas ligue e denuncie nos Fones Verdes
Vamos evitar as queimadas urbanas. Não queime seu lixo.
Não jogue "bituca" de cigarro em qualquer lugar, bem, de preferência não fume a sua saúde,
seu bolso, seus amigos e o meio ambiente agradecem.