Publicada em 05/08/2008 às 20h10m
Adriana Freitas - O Globo OnlineO professor de biofísica da Unicamp Edson Delattre, 55 anos, se define como ING, um Individuo Não Governamental. Nunca pensou em fundar uma ONG para defender sua cruzada ecológica. Delattre é bastante conhecido pela cidade de Campinas por apagar queimadas urbanas e lutar contra elas. Há 11 anos, o professor briga contra o mau hábito dos moradores de incinerar lixo, terrenos, folhas e madeira, poluindo o ar e promovendo incêndios criminosos.
Nesta época de estiagem, é fácil encontrar Delattre com um regador ou monte de areia em punho apagando pequenos focos de incêndio pelo próspero município do interior de São Paulo. Nos anos 90, teve um insight. Numa visita à casa de sua filha, que mora com a mãe, nos arredores de Campinas, sentiu um cheiro insuportável de mato queimado. Voltou para a casa, que fica a 7 km dali, mas ficou inquieto.
" Já viu alguém ser preso por promover queimada? Eu nunca. Isso é crime ambiental "
-Tinha me arrependido de voltar e deixar as duas sentido aquele cheiro. Então, peguei o carro, e voltei correndo para a casa delas para procurar de onde vinha a fumaça. Descobri que uma vizinha queimava umas folhas ali pertinho. Convencia-a de apagar aquele fogo.
De lá para cá, Edson Delattre não parou. Distribuiu panfletos, apagou cerca de 300 queimadas, conversou com moradores, reclamou com as prefeituras, fez denúncias para o Ministério Público. Apesar de muitas vezes dar murro em ponto de faca, pois algumas queimadas voltam a acontecer nos mesmos lugares, ele não desiste.
- É uma cultura do povo muito arraigada e falta de providência da polícia e dos governos. Já viu alguém ser preso por promover queimada? Eu nunca. Isso é crime ambiental (pela Lei 9606) que pode dar até quatro anos de cadeia mais multa.
O professor ainda faz uma comprovação prática: para ele, 99% das queimadas de Campinas e arredores são criminosas.
- As pessoas querem se livrar de galhos, de folhas e de lixo, por isso, queimam. Todos os estratos sociais realizam queimadas. Já vi fogo em mansões. Nunca vi nenhum caso em que não houvesse intenção de queimar.
Os internautas podem conhecer seu trabalho pelo site http://www.queimadasurbanas.bmd.br/ , lançado há três anos, e também aproveitar para compor o grupo de voluntariado de Delattre.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casaProcessando o envio...