Reserva Poço das Antas: desabafo de um ambientalista
((o))eco - 12/02/14

Antas-12Uma família de quatis morreu queimada. Três outros membros da família foram vistos ainda vivos nas proximidades. Foto: Antônio Bragança/AMLD.Uma família de quatis morreu queimada. Três outros membros da família foram vistos ainda vivos nas proximidades. Foto: Antônio Bragança/AMLD.

Sem brigada própria de incêndio, a possibilidade de usar um avião e até sem telefone na sede para ligar para pedir ajuda – a linha foi cortada há 2 meses por falta de pagamento –, Gustavo Luna Peixoto, chefe da Reserva Biológica de Poço das Antas (Rebio), em Silva Jardim, mobilizou colegas, ex-funcionários e parceiros para formar uma brigada voluntária e combater o incêndio que começou na última sexta-feira (07).

O fogo veio do assentamento do Incra que fica no entorno da reserva: um proprietário fez uma queimada para limpar o terreno. O tempo seco e o vento espalharam as chamas e o resultado foi a destruição de 20% da reserva biológica Poços das Antas, que abriga o ameaçado Mico-Leão-Dourado (Leontopithecus rosalia).

A equipe com 25 voluntários foi formada no sábado e levou 24 horas para deter o incêndio que devorou 1000 hectares da unidade. O reforço veio no domingo, quando 30 bombeiros vindos de Macaé, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Magé se uniram ao grupo, e a equipe passou a contar com um helicóptero do Corpo de Bombeiros para acabar com o fogo.

No Facebook, Luís Paulo Ferraz, secretário-executivo da Associação do Mico-Leão Dourado, que funciona dentro da Rebio, fez um balanço contundente sobre a queimada. Abaixo, leia o relato completo.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas
Antas 2
Antas 3 Antas 5 Antas 6

Hoje a equipe da Associação Mico-Leão-Dourado foi a campo documentar o "dia seguinte" do incêndio. E voltou arrasada com o que viu. Lamentamos ter que publicar estas fotos... Mas essas mortes precisam servir para algo.

Poço das Antas é a primeira Reserva Biológica do Brasil. Habitat do Mico-Leão-Dourado, da preguiça de coleira e de outras espécies importantes da fauna e flora da Mata Atlântica. Tem valor histórico e simbólico na luta conservacionista. É sede de um dos mais importantes trabalhos integrados para salvar uma espécie da extinção, o Mico-Leão-Dourado, candidato a Mascote Olímpico.

O Brasil é uma potência mundial em biodiversidade. Um país atualmente com destacada visibilidade, seja pelos grandes eventos esportivos, seja pela vitalidade de sua economia e suas contradições sociais. O Rio de Janeiro é a grande vitrine do Brasil. Um incêndio na sua reserva mais simbólica não pode ser justificado pelos burocratas apenas como mais uma fatalidade causada pelo calor ou por um agricultor desavisado.

Sábado, 08 de fevereiro. No segundo e decisivo dia do incêndio, Gustavo Luna Peixoto, o chefe da Reserva, mobilizou de forma competente para o combate um grupo de voluntários. Cerca de 25 homens, alguns funcionários de instituições parceiras, amigos, ex-servidores... A Reserva Biológica de Poço das Antas não tem brigada de incêndio nesta época do ano por falta de recursos. É evidente que normalmente costuma chover mais no verão. Mas não é o primeiro verão que a reserva tem esse mesmo problema.

O Instituto Chico Mendes, ICMBio, que administra as unidades de conservação federais está com dificuldades orçamentárias profundas. Na hora "H" não havia brigada de incêndio nem esquema de emergência. O telefone da Rebio estava cortado há dois meses e foi usado o da AMLD (Associação Mico Leão Dourado). O órgão estadual alegou dificuldades em outros parques. O chefe da Reserva fez muito mais do que poderia, diante de tanta precariedade. Os bombeiros apareceram 48horas depois. Não havia condições materiais nem treinamento para aqueles homens.

Alguns deles urinaram nos dormentes do trem para aproveitar a "água". Isso não é piada. Vi gente usando o próprio cantil para apagar o fogo. A luta era enorme para proteger florestas e as áreas em processo de restauração florestal. 50 mil mudas foram plantadas ali no último ano.

Não é possível que as imagens de corpos de capivaras, preguiças, quatis e tantas árvores queimadas sejam rapidamente esquecidas por todos nós, na velocidade da internet. Não é possível ver tantas autoridades circulando em veículos oficiais, desfilando de helicóptero, nossos colegas técnicos realizando tantas reuniões importantíssimas mundo afora, mas que não sejamos capazes de apagar com o mínimo de profissionalismo um incêndio previsível.

Vimos outro dia o ex-secretário de Meio Ambiente deixar seu cargo orgulhoso de um chamado desmatamento zero no Estado do Rio de Janeiro. Cansa escutar tantas frases espetaculares, números superdimensionados, diante da incapacidade de organização para o mínimo necessário.

Nós, que gostamos ou atuamos com os temas ambientais, temos que ter a consciência de que estamos perdendo muitas batalhas e refletir seriamente sobre isso. A sociedade brasileira, que demonstra tanta sensibilidade ao ver um animal maltratado, precisa entender também que o nosso modelo desenvolvimento a qualquer custo está fora de moda. E que proteger o que resta da nossa biodiversidade não é problema de ambientalista.

Luís Paulo Ferraz/Associação Mico Leão Dourado

 

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas
Antas 4
Antas 7 Antas 8 Antas 9
Antas 10
 
Antas 13
Antas 11 Antas 14 Antas 15
Antas 16

 Antas 17Uma pequena área não atingida forma uma ilha em meio a destruição. Foto: Luiz Paulo Ferraz/AMLD.Uma pequena área não atingida forma uma ilha em meio a destruição. Foto: Luiz Paulo Ferraz/AMLD.

 

Leia também
Um ano de fogo visto do espaço
Com nova sede, Guaxindiba luta contra queimadas
Aumentando a casa do mico-leão dourado
O precioso mico-leão dourado

 

Copyright © Todos os direitos reservados.

Comentários (25)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Os "Dotores" do ICMBIO, não vão se mexer, tirar o traseiro da cadeira e sair do ar refrigerado!

Muita fala e pouca ação das Otoridades.

Cacalhada.
1 resposta · ativo 5 dias atrás
Na verdade não são os "doutores do Icmbio" esses tb estão com as mãos atadas devemos cobrar a Presidenta recursos para nossas UC's. A Ministra do Meio ambiente comete assédio moral deslavado em público contra servidores do Icmbio, mas recurso e condições de trabalho $$$$ nada. A cada ano o Meio
Pra que serve o ICMBio????
1 resposta · ativo 5 dias atrás
Deveria servir pra administrar as UC's, mas a pergunta deveria ser... pra que serve políticos ???
"Estamos andando pela terra como um bando de cegos. Donde só se tira e num si põe, um dia tudo mais tem que se acabar." Velho Samuca, Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
"DESLEIXO, RELAXAMENTO, IGNORÂNCIA, FALTA DE INTERESSE, BUROCRACIA, FALTA DE VONTADE, POLITICAGEM,..."

Enquanto as UCs não forem Colocadas como PRIORIDADE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, estas questões entre outras não serão resolvidas.

Eduíno de Mattos
Coordenação APEDEMA RS.
Meu coração chora por tamanha AUSÊNCIA deste grupo que governa o "nosso" país.
Há tanto dinheiro, tanto dinheiro, há tantos recursos, há tanta bela biodiversidade nesta terra brasilis, mas há tanto DESPREZO por aquilo que há mais de sagrado: a Natureza.
É uma incompetência gigantesca, uma ignorância devastadora!
E cá, encontro-me apenas no sentimento de impotência!!
Se não tiver bons aceiros ou planos para conter o fogo em áreas boas para isso, 100 brigadistas não valem de nada. Já vi incêndios em que bombeiros e brigadistas simplesmente corriam atrás do fogo com resultado prático igual a zero.
Avatar de Anselmo d'Affonseca

Anselmo d'Affonseca · 6 dias atrás

E o pior de tudo é que sabemos que mais incêndios irão irromper sem que quase ou nenhuma atitude concreta e efetiva seja tomada por nossas malditas autoridades. Esse INCRA é outro antro. Fazer assentamento ao lado de UC's é pedir problemas. E a polícia? esse "agricultor" piromaníaco e o INCRA deveriam ser punidos, ou não? Começa logo a Síndrome de Vítima que acomete a consciência popular, gerando a tal impunidade que move o país inexoravelmente para a beira do abismo. Fico aqui com as palavras do comentário da Fátima:
"E cá, encontro-me apenas no sentimento de impotência!!". Esse que pra mim talvez o pior dos sentimentos: quando nada que fazemos parece mudar o terrível carma.
Me solidarizo integralmente com o desabafo .
ALOW PESSOAL, O ICMBIO ESTA FALIDO E NÃO É DE HOJE, VIVE NO MUNDO DO "FAZ DE CONTA", EM OUTRAS PALAVRAS: HIPOCRISIA PURA ! MUITO PROVAVELMENTE, QUALQUER QUE SEJA O PRÓXIMIO GOVERNO FEDERAL, O ÓRGÃO SERÁ EXTINTO POIS GERA CUSTOS E NÃO CUMPRE SUA FUNÇÃO. ENQUANTO ISSO, ASSISTIMOS AS CENAS ACIMA, ENTRE TANTAS QUE NÃO CHEGAM A MÍDIA. SOCORRO !!! SALVEM O MEIO AMBIENTE NO BRASIL !!!
Ta vendo

Quem mandou votar na Dilma e no Lula .

Apesar que antes tb era uma tragedia
Está na hora de darmosnossa resposta. Não votem em ninguém que está no poder. Os poucos políticos, que devem existir, que trabalham pelo povo.Temos que cata-los com lunetas. Mas fora Dilma, Cabral, este então precisa dar-nos conta do dinheiro das 3 mansões, que possue, 2 em Angra dos Reis e uma em Guaratiba. O dinheiro destes imóveis, que sabemos ele não ganhou na Loto, pagariam muitas e muitas contas telefônicas, e mais funcionários...
Haydée Monte
Infelizmente esse é o retrato de grande parte das UC's Federais no país. A sensação é de total abandono. Falta o básico!!Não há água para os funcionários beberem, telefones cortados, veículos sucateados, funcionários ameaçados por realizarem fiscalizações no combate a esquemas perigosos de tráficos de animais silvestres, madeira, uso de agrotóxico, etc.
Nos são negados recursos para pesquisas, fiscalização, plano de manejo, educação ambiental e a cada exercício, aumentam os cortes orçamentários.
O futuro do ICMBio é desanimador.
É revoltante ver notícias como esta. Pessoal existem muitos pessoas que gostariam de ajudar em relação a conservação, mas de uma forma mais atuante e não só com doação de dinheiro. Por isso o que vocês acham de montarmos uma equipe de conservação? Para conservar é preciso grandes áreas e fazer destas áreas "produtivas". Comprar grandes áreas requer muito dinheiro e que sozinho é difícil conseguirmos. mas em equipe podíamos criar um grupo que fizesse a compra e administrasse estas áreas que seriam transformadas em reservas. Por exemplo: hoje vi o anúncio de um terreno a venda de 400 hec no valor de R$1.500.000, bioma de cerrado e mata atlântica. Com um grupo de 1000 pessoas por exemplo poderíamos adquirir o terreno com a doação de R$ 1.500 de cada um e assim este grupo administraria a área. Com atividades de observação de animais, educação ambiental e outros. Todas as atividades desenvolvidas seriam para preservação e desenvolvimento de novas áreas. Será que é muita viagem minha ou isso seria possível?
1 resposta · ativo 5 dias atrás
Está falando em se criar uma RPPN nessa área?
Impressionante o descaso do Brasil com nossa Fauna e Flora, nossa sublime biodiversidade. A grande essência da vida é tratada como dejeto!.
Enquanto os cofres dos nossos governantes são agraciados com a corrupção, nossas unidades de conservação permanecem na aridez da miséria!
Avatar de marco a. castelli

marco a. castelli · 5 dias atrás

tem como botar a foto dos quatis, da preguiça, da terra torrada nos telejornais do horário nobre? dá pra ir acampar na frente dos poderosos meios de comunicação mostrando o assassinato da terra? caso contrário viveremos este silêncio do mundo interneteiro, corroídos pela impotência e derramando palavras lacrimosas de vã esperança e solidão.
ainda assim, lavro meu voto de fé em gente como Gustavo Luna.
É muito triste tudo isso. Trabalho em uma Unidade de Conservação no Estado de São Paulo e a situação não é diferente. Rezo (apesar de ser ateu) para que chova todos os dias, pois a mata que ainda resta em nosso Parque é uma caixa de palito de fósforos pronta para explodir. Dinheiro não existe para nada que seja voltado para a conservação e a sustentabilidade, apesar de sabermos dos cofres cheios de todas essas Secretarias de Meio Ambiente pelo Brasil afora. A idéia exposta pelo Euler Assunção é muito boa, mas onde estão esses abnegados defensores do meio ambiente dispostos a abrir mão de sua comodidade e prazeres do mundo consumista? Será que só a utopia nos salva?
Cenas como esta e tantas outras que vemos por ai so me estimula a anular meu voto e pedir a todos que tenham a mesma atitude. A final para que servem estes canalhas no poder? Me incomoda ver a destruição ambiental sem que eu possa colaborar. Luzia Carvalho. Bióloga.
Sempre disse enquanto não dermos uma função social e econômica a biodiversidade, continuaremos sem recursos, sem pesquisa, sem pessoal, sem fiscalização e nossos animais silvestres ameaçados e caminhando p/ extinção, só nos EUA arrecadam por ano mais de US 30 bilhões com uso sustentável dos recursos naturais, tem brigadas contra incêndio, pesquisa e controle de zoonoses dos animais selvagens, recuperaram e compraram milhares de acres p/ preservar recursos naturais, seus parques são os melhores e mais preservados do mundo, recentemente tiraram os lobos da ameaça de extinção, o veado Deer na década de 30 estava praticamente extinto o ano passado foram dadas 500.000 licenças de abate para controle do excesso populacional e nosso veado campeiro em extinção, criaram no Brasil uma ideologia ambientalista radical um dogma, um preconceito, uma falácia contra o manejo de caça de nossos animais silvestres, deixamos de arrecadar no minimo R$ 7 bilhões por ano imaginem desde 1967 ( promulgação lei da Caça), desmataram, destruíram, queimaram, envenenaram e desde então acharam um bode expiatório e culpado pela destruição e extinção da biodiversidade - ¨¨ O CAÇADOR ¨¨ . MIngo Stuc - Zootecnista - mIngostuc@hotmail.com
Já passei por um incêndio desses em Poço, em 1997, quando eu e meus colegas quase morremos durante o trabalho de campo. Realmente o "day after" é deprimente, ainda mais sabendo que desastres assim poderiam ser mais bem prevenidos e mais eficientemente remediados. Falta só vontade política.
Muito triste isto...é só o que posso dizer...neste país não há olhos para a fauna, para a flora, para projetos e pesquisas de uma forma séria...aliás não é um país sério infelizmente, é um país de corruptos, de políticos interesseiros, de pouca cultura e muita palhaçada...quem está no poder, de todas as formas, desde prefeitos, vereadores, até senadores, deputados, só pensam no dinheiro que vão embolsar ( de forma lícita e ilícita) e no poder que os cargos lhes dão...Bióloga
DIREITO A MORTE DIGNA......
A QUE PONTO CHEGAMOS!! A SÚPLICA (CONSCIENTE OU INCONSCIENTE) PELA DECRETAÇÃO OFICIAL DA FALÊNCIA DE NOSSAS INSTITUIÇÕES É ACLAMADA POR MUITOS DOS TRABALHADORES DESTES ÓRGÃOS, VISANDO POUPAR OS CONSTRANGIMENTOS DIÁRIOS QUE PASSAMOS.
É PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL
Realmente uma notícia que provoca imensa tristeza. É difícil compreender que anos da dedicação de tantos profissionais e de conquistas tão importantes para a conservação da nossa biodiversidade sejam literalmente queimados em tão pouco tempo. Custa aceitar a realidade em que vivemos, na qual uma reserva de tal importância fica 48 horas esperando a atuação dos bombeiros e que ainda assim fique a mercê da ajuda de voluntários para solucionar o problema. Agora gostaria de saber qual será a próxima atitude? Teremos que esperar a colaboração de voluntários para acelerar o reflorestamento ou ainda podemos ter uma pequena ilusão de compromisso do nosso governo? São muitas perguntas que se abrem...
Nos últimos anos tivemos o grande progresso, se criaram inúmeras reservas e unidades de conservação, mas acredito que este caso serve para refletir até que ponto estas Rbios e UC's são uma bela maquiagem, digo isto porque não vejo que recebam o apoio necessário do governo para que exerçam seu papel biológico, simplesmente sobrevivem do esforço dos trabalhadores que fazem o que podem e até o impossível, esses que são capazes de se meter no fogo para salvar nosso bem mais precioso, nossa natureza. Mesmo sem conhecê-los, parabenizo e agradeço o esforço de cada um!
Eu acho que, falar mal deste ou daquele, não vai solucionar problema algum. E a questão de emergência é o reflorestamento no local das queimadas e a tentativa de repor os nossos bichos. A restauração da fauna e da flora é pouco divulgada, poucos humanos sabem da necessidade da mesma. Inclusive os presidiários.
Porque ao invés de pagarmos aos presos 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) pra eles ficarem presos, não colocamos este povão pra ajudar neste trabalho.
Eu posso garantir com toda certeza, Alem de fazer bem pra natureza muitos deles serão restabelecidos das maldades que cometem, pois a natureza é maravilhosa e devolve as coisas boas que pra ela é oferecida.

Postar um novo comentário

Comments by