Exposição Fotográfica: Paisagem Ferida por Fábio Motta no Palácio da Instrução
Trabalho de arte baseado em tempo de Fabio Motta
Novíssima Série de Artes Visuais de Fabio Motta abre temporada de Exposições do Diálogo Contemporâneo no Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução. O Secretario de Cultura do Estado de Mato Grosso, Oscemário Daltro, investe no fomento da Arte contemporânea com cursos que acontecem durante o mesmo período das exposições.
Fabio Motta traz backlights, caixas de luz com imagens elaboradas na Chapada dos Guimarães.
Uma das grandes façanhas desta exposição é a habilidade de Motta em alternar sua plataforma de trabalho nos segmentos diferenciados como Arte, Design e mobiliário de luz. Se por um ângulo é fascinante o conceito fotográfico que disparou esta série, por outro lado Motta consegue no resultado obras de grande sedução como design. Todo mundo deseja uma peça Fabio Motta na sala, no Hall de trabalho, no saguão de um hotel da copa pré 2014. Há nesta temática abordada uma pesquisa de lidar com as queimadas de uma maneira, ainda que consciente, menos repetitiva e mais poética.
Se nem todos gostam da imagem de destruição, o remontar prevê restauro da paisagem e essa positividade emana na Mise-en-scène e na luz que atinge os espaços.
Da ferida passa luz, passa um olhar visionário com responsabilidade pela linguagem fotográfica tanto quanto a preocupação ecológica. Não há desequilíbrios. Cada peça desta série baseada em tempo merece um aceso olhar demorado. Preste atenção.
É uma poesia visual fascinante.
Dia 10 de novembro, às 19h, no Pavilhão das Artes no Palácio da Instrução de Cuiabá, acontece a Vernissage / coquetel de PAISAGEM FERIDA por Fabio Motta, com Curadoria de Magna Domingos e como Patronesse Dilair Savi, Coordenadora da Sala da Mulher da AL-MT. Hosted by Elini Jaudy.
A exposição segue aberta ao público até 30 de novembro em horário comercial no Palácio da Instrução com entrada franca.
Apoio Cultural: Giovanna, Construtora São Benedito, Tugore, Sala da Mulher, JCN, Expand, Coca-cola Zero, Secretaria de Estado de Cultura, DOM Negócios Culturais, Eduardo Lehr, Elini Jaudy, Prefeitura de Chapada dos Guimarães e TECH Print.
* Time based art work / trabalho de arte baseado em tempo são aqueles que funcionam quando ligados a uma fonte, acontecem no seu potencial quando acesos como: instalações de vídeo, slides projetados, filme arte e todo segmento de audiovisual artístico. São obras como filmes e slides que funcionam durante o tempo/período aceso. Um Dvd arte numa mesa é apenas uma mídia de DVD; um filme funciona quando ligado, projetado numa parede ou através de um monitor. Neste segmento artístico a série de Fabio Motta funciona até quando apagadas, mas como uma light box, atinge seu potencial visual quando acesas.
Por Luiz Marchetti
Fonte: Circuito MT
