Artigo: A Irracionalidade das Queimadas

Por Dheyno F. Oliveira
Carta aberta à imprensa e a quem mais interessar.
A Irracionalidade das Queimadas
Por Dheyno Firmino, cidadão brasileiro, cearense, casado e pai de família, residente nesta cidade a mais de 12 anos, técnico em informática, venho livremente justificado e embasado nas qualidades e atribuições profissionais e cidadãs a mim conferidas, exercer o direito de emitir opinião sobre assuntos relevantes e que dizem respeito a todos os demais cidadãos.
Está na Constituição: todo ato que prejudica a saúde pública e o meio ambiente é criminoso. Logo, queimada é crime. Outra irregularidade é que ela não atinge nem de longe os 20% de índice de cobertura florestal, como prevê o código.
Além de criminosa é a causa de muitos males, a começar pelos problemas de saúde. Devido ao fato delas coincidirem com a época mais seca do ano, agravam as doenças respiratórias e de pele. Fato este constatado por profissionais e estudiosos da saúde que vêm observando um considerável aumento no índice de moléstias como bronquite, asma alérgica, pneumonia e rinite.
Para o meio ambiente, seus efeitos também são desastrosos. No ar, lança gases tóxicos e cancerígenos, que contribuem para o Efeito Estufa, para o aquecimento da Terra e alteram o clima e o regime de chuvas. O solo é empobrecido de nutrientes, sendo retirada sua camada mais fértil e favorecendo o aparecimento de ervas daninhas. Para os pássaros e outros animais, significa a perda do local em que viviam e muitas vezes a sua morte.
Visto que em nossa cidade de Piripiri, isso tem acontecido comumente, como é o caso do dia (09/09) que a Companhia Energética da cidade teve que desligar a energia da cidade por conta de incêndio próximo a Subestação, casos de incêndios que destruiu automóveis no pátio de uma delegacia, já é comprovado caso de cidadãos com entrada no hospital da cidade com insuficiência respiratória agravada pela fumaça causada pelas queimadas em Piripiri.
Faço esse apelo as autoridades de nosso município, o Sr. Prefeito Municipal Dr. Luiz Menezes, o Sr. secretário de Saúde Dr. Jorge Barreto, ao Sr. Comandante do Batalhão de Polícia Militar Major Erisvaldo Viana, que se faça cumprir os nossos direitos constitucionais como cidadão brasileiro, que possam tomar alguma providência com relação as queimadas em nossa Piripiri, peço em nome de todos os cidadãos desta cidade.
Piripiri (PI), 12 de Setembro de 2012
Cordialmente,
Dheyno F. Oliveira
Vida plena e saúde a todos